18 de junho de 2014

Moderno e eficiente



A renomada cientista chegou na escola do município. Sua chegada atraiu repórteres, políticos e os curiosos pais. Dra. Brown, com mestrados e doutorados, dominando vários idiomas, ministrou uma aula para a quinta série.
Seu objetivo era demonstrar o que havia de mais moderno e eficiente em termos de tecnologia, no mundo. Para atender a curiosidade, a aula foi transmitida por vídeo-conferência para a praça da cidade. Ela falou sobre as mais avançadas invenções tecnológicas e fascinou as crianças com aparelhos que trouxera em uma grande mala.
Finalizou dizendo que cada aluno deveria trazer, no dia seguinte, um texto descrevendo o que de mais moderno e eficiente havia em sua própria casa. O melhor relato ganharia relevante amparo financeiro.
No outro dia, havia ainda mais pessoas na praça desejando saber quem seria o premiado. Dra. Brown leu todos os textos e depois de algum tempo, emocionada, anunciou o vencedor.
Era um menino de dez anos que escrevera: A senhora pediu para escrever sobre o que houvesse de mais moderno e eficiente em minha casa.
Bom, eu moro longe da escola. Levanto bem cedo porque venho a pé. Minha mãe me oferece um copo de café com leite quentinho. Ela é muito rápida para acender o fogão a lenha.
Dos aparelhos que a senhora citou na aula não tem nenhum lá em casa. Não temos energia elétrica. Minha mãe ilumina toda a casa com uma lamparina, movida a querosene. Acho que ela também é cientista, como a senhora.
A pouca roupa que temos é lavada no rio, com sabão de cinza.
Quando volto da escola, o almoço está pronto. Mamãe e eu cuidamos da plantação em volta da casa: uma rocinha de arroz, feijão, algumas verduras.
A refeição é sempre deliciosa, até com alguns ovos, porque temos galinhas. E um pomar, que visito todo dia.
Gostei da máquina que filtra água, que a senhora mostrou. Lá em casa, também mamãe nos dá água boa. Ela ferve bastante a água do rio, deixa esfriar e coloca em vidros esterilizados.
A senhora devia conhecer a minha mãe. Ela é linda. Seu maior sonho é aprender a ler. Mas contas ela faz muito bem. Até me ajuda na tarefa.
De noite, ela narra histórias de um homem chamado Jesus e fazemos oração, antes de dormir.
Às vezes, escuto meus colegas conversando sobre o que passou na televisão. Nesses dias, tenho vontade de ter uma em minha casa, mas depois a vontade passa.
Porque sou muito feliz ajudando minha mãe, conversando com ela, sendo amado por ela. Aí, chego a ter certeza que lá em casa não falta nada.
Lembrei do espremedor de frutas ultrapotente que a senhora mostrou. Achei interessante. Mas, lá em casa, comemos a fruta no pé, todo dia.
Bom, acho que o meu texto não servirá para o que a senhora pediu. Escrevi porque minha mãe me ensinou a cumprir em dia tudo que for solicitado.
Agradeço a sua visita à minha escola e a oportunidade de conhecer a segunda mulher mais importante do mundo. A primeira, sem dúvida, é a minha mãe.
Termino minha redação seguro e certo: o que há de mais moderno e eficiente em minha casa atende pelo nome de mamãe.
Terminada a leitura, concluiu a Dra. Brown: Descobri hoje, nesta cidade do interior, uma lição que nenhuma universidade do mundo conseguiu me ensinar.
Eu me preocupei muito em ter, em inventar, em chamar a atenção. Deixei de enxergar o que realmente vale a pena nesta vida: a extraordinária tarefa de ser mãe. O grande tesouro do amor.

Redação do Momento Espírita, com base na crônica O que há de mais moderno e eficiente em sua casa?,
 de Ângela Aparecida Gonçalves Reis
Ferreira, do jornal A voz da cidade, Paraguaçu, de 4 de maio de 2013.
Em 12.5.2014.

15 de junho de 2014

Victor Hugo



“Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.”
Victor Hugo

função da Oração..




“A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora.”

Soren Kierkegaard

Natureza trabalha em silêncio..



“Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.”
 
Mahatma Gandhi

Tendemos a adiar o viver..





“Uma das trágicas coisas que eu percebo na natureza humana é que todos nós tendemos a adiar o viver. Estamos todos sonhando com um mágico jardim de rosas no horizonte, ao invés de desfrutar das rosas que estão florescendo do lado de fora de nossas janelas hoje.”
 
Dale Carnegie

Ele não cria em vão..




 
“Não importa se você é negro, branco, se tem olhos azuis, ou verdes ou escuros... O importante é você ter Deus... e Ele não cria nada em vão, pois Ele vem em forma de natureza...”
Bob Marley

Apenas o Amor..



“Há quatro perguntas de valor na vida... O que é sagrado? De que é feito o espírito? O que é importante na vida, e por que vale a pena morrer? A resposta para cada uma é o mesmo. Apenas amor.”
 
 Johnny Depp

Amanhã é um novo dia..




“Termine cada dia e esteja contente com ele. Você fez o que pôde. Alguns enganos e tolices se infiltraram indubitavelmente; esqueça-os tão logo você consiga. Amanhã é um novo dia; comece-o bem e serenamente com um espírito elevado demais para ser incomodado pelas tolices do passado.”
Ralph Waldo Emerson

Felicidade..



“A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito
 
Dalai Lama

14 de junho de 2014

Arriscar coisas grandiosas



“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.”
[Fonte: "The Strenous Life", Discurso realizado em 10 de Abril de 1899]
 
Theodore Roosevelt

Existência de Deus



“A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.”
Galileu Galilei

8 de junho de 2014

Isso também passa. Chico Xavier




 Chico Xavier costumava ter em cima de sua cama uma placa escrita: "ISSO TAMBÉM PASSA".
Aí perguntaram para ele o porquê disso.

E ele disse que era para se lembrar que quando estivesse passando por momentos difíceis, poder se lembrar de que eles iriam embora. Que iriam passar. E que ele teria que passar por aquilo por algum motivo.

Mas essa placa também era para lembrá-lo que quando estivesse muito feliz, não deixar tudo para trás e se deixar levar, porque esses momentos também iriam passar e momentos difíceis também viriam de novo.

E é exatamente disso que a vida é feita: "MOMENTOS". Momentos os quais temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso próprio aprendizado.

Por algum motivo nunca esquecendo do mais importante: NADA É POR ACASO.
Absolutamente nada. Por isso temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível.

A vida nem sempre segue o nosso querer, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser."

4 de junho de 2014

A PRIMEIRA ENTREVISTA DE CHICO XAVIER NA TV (TELEVISÃO TUPI) AO JORNALISTA SAULO GOMES







Vídeo do arquivo pessoal do jornalista Saulo Gomes. Foi gravado em Uberaba (MG) em 02 maio de 1968 e exibido no dia 14 do mesmo mês, pela extinta TV Tupi. Viviam-se os tempos das grandes agitações estudantis de 1968, daí o motivo da terceira pergunta. Observa-se também, durante a entrevista, a confirmação dos Befeitores Espírituais através de Chico Xavier sobre a realidade do Aspecto Religioso da Doutrina Espírita. Esse é um registro histórico que documenta a primeira entrevista que Chico Xavier na televisão.

2 de junho de 2014

A Observação Desapegada



"O desapego é a base para sermos positivos e atenciosos com os outros. Na observação desapegada há duas dimensões: interna e externa. No aspecto interno, é a capacidade de nos separarmos dos nossos próprios pensamentos, emoções, atitudes e comportamento. No plano externo, é a arte de sermos testemunhas das cenas que acontecem ao nosso redor. Quando observamos como o jogo se desenrola, 
sem estarmos tão envolvidos, somos capazes de ver a cena completa com maior clareza. Assim fica mais fácil ver qual o papel que devemos desempenhar e onde reside a nossa contribuição. A observação desapegada é o primeiro passo para o fortalecimento pessoal."


Brahma Kumaris




Enxergar o Bem



Um dos segredos da felicidade é enxergar o bem que existe em cada pessoa e em cada coisa.

Parece bem fácil, certo? Infelizmente, é mais fácil falar do que fazer. Se já é difícil enxergar o bem nos nossos melhores amigos quando discutimos com eles, imagine enxergar o bem naqueles com quem não nos damos bem ou até mesmo com aqueles que nos tenham feito mal. E o que dizer sobre os desafios que enfrentamos? À medida que passamos por dificuldades na vida, parece quase impossível enxergar o bem que elas podem nos trazer.

Os kabalistas ensinam que sua perspectiva cria sua experiência da realidade. Por exemplo, se alguém se concentra no que há de negativo em uma pessoa, provavelmente terá experiências negativas com ela. Enquanto que, quando você enxerga o bem, você pode realmente vivenciar o bem. Essa mesma teoria se aplica não só a pessoas como também a situações. Podemos focar na dor e na frustração de um obstáculo específico ou podemos reconhecer como ele aumenta nosso desejo e nos torna mais fortes.

A vida não precisa ser perfeita para ser maravilhosa.
Trata-se simplesmente de escolher enxergar o bem em vez do mal.


Yehuda Berg

1 de junho de 2014

A Necessidade de Agradar



Faz parte da nossa natureza humana querer que todos gostem de nós. Em algum grau, grande ou pequeno, todos desejamos ser aprovados, elogiados ou simplesmente amados. Esse desejo, no entanto, se não for controlado, pode se tornar uma força destrutiva em nossas vidas. Ele pode nos fazer dizer coisas que não necessariamente gostaríamos de dizer, pode nos levar a fazer coisas que sabemos serem erradas para nós. Em resumo, pode nos tornar seguidores em vez de líderes.

A necessidade de agradar é uma das maiores formas de ego, que o manterá afastado do seu propósito de vida.

Rav Brandwein, o mestre do meu pai Rav Berg, disse uma vez: “Quando chegamos ao céu, nos pedem para enumerar as grandes realizações em nossas vidas. Às vezes, as pessoas dizem: ´Todo mundo gostava de mim!´. Mas essas pessoas estão profundamente enganadas. Elas estão dizendo que não fizeram nada em suas vidas, exceto o que os outros quiseram que elas fizessem. E o que quer que fosse, elas tiveram a vontade de fazê-lo”.

Mais importante do que fazer os outros felizes é fazer o que você sabe, em seu coração, ser certo para você.

Yehuda Berg



O Perdão



"De modo geral, as pessoas que mais encontram dificuldades em se amar são aquelas que não se mostram dispostas a perdoar. O perdão, além de retirar um fardo pesado de seus ombros, é a chave que abre a porta para que possa entrar o amor."


Louise L. Hay

Aprenda a ser Confiante!




É importante compreender que existem coisas na vida que são incontroláveis. Vamos supor que você tenha um problema que não consegue resolver. De repente, se vê num estado de medo, impotência e estresse. Nessa hora, o melhor caminho é relaxar e jogar essa sua questão nas mãos da luz. Infinita, ela proporcionará uma solução. Basta confiar na luz e sua vida com certeza fluirá.



Não adianta se preocupar nem ficar querendo controlar a tudo e a todos. Aliás, querer controlar a vida é um dos grandes erros da humanidade. Nada e nem ninguém é controlável, mas a gente resiste a essa ideia. Muitos pais tentam controlar os filhos. À medida que crescem, eles começam a mentir, enganar. Ou seja, se fecham como forma de defesa, e se afastam.

Você já reparou na diferença entre querer controlar e influenciar? Influenciar é uma proposta mais aberta, menos invasiva, que consiste em passar determinados valores sem aquela conduta doentia de querer ordenar.

Diante de imposições, qualquer um se sente reprimido, sem luz e alma para agir com liberdade. Controlar é um conceito que não funciona na educação, e muito menos no convívio. Observe o casamento. Quando o marido ou a mulher tentam dominar um ao outro, o amor vai embora e os dois se afastam. A mesma coisa posso dizer em relação ao apego. Se você é apegada, não tem luz. Volto a dizer: ninguém é de ninguém.

Gostar não é prender, é soltar. Naturalmente a gente procura pessoas que nos deixam à vontade. Chega a ser interessante: você deixa o indivíduo tão confortável, porque não quer dominá–lo, e ele se sente tão bem que a procura. Ele gosta de você sem esforço. A grande conquista é estar em si, na própria luz. Assim, o amor, o carinho e o bem vêm.

Aprendi a não me envolver com as pessoas e os ambientes. Se você gosta de alguém, não pode se envolver a ponto de sofrer com os problemas dessa pessoa. Não preciso passar por uma coisa ruim para ajudá-la. Isso não é inteligente! Em vez disso, jogo luz na pessoa. A alma dela é que vai identificar o melhor caminho a seguir. Para que tentar controlar uma situação que não me pertence? A luz fala por si! Confie e se entregue a ela e tudo funcionará ao seu redor.

 Luiz Gasparetto

Normose




Lendo uma entrevista do professor Hermógenes, 86 anos, considerado o fundador da ioga no Brasil, ouvi uma palavra inventada por ele que me pareceu muito procedente: ele disse que o ser humano está sofrendo de normose, a doença de ser normal. Todo mundo quer se encaixar num padrão. Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar. O sujeito "normal" é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Quem não se "normaliza" acaba adoecendo. A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento. A pergunta a ser feita é: quem espera o que de nós? Quem são esses ditadores de comportamento a quem estamos outorgando tanto poder sobre nossas vidas?


Eles não existem. Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente divulgados. Só que não existe lei que obrigue você a ser do mesmo jeito que todos, seja lá quem for todos. Melhor se preocupar em ser você mesmo.

A normose não é brincadeira. Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer o que não se precisa. Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos até o verão chegar?

Não é necessário fazer curso de nada para aprender a se desapegar de exigências fictícias. Um pouco de auto-estima basta. Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras bovinamente, e sim aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo. Criaram o seu "normal" e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original. Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude. E uma vida fraudulenta faz sofrer demais.

Eu não sou filiada, seguidora, fiel, ou discípula de nenhuma religião ou crença, mas simpatizo cada vez mais com quem nos ajuda a remover obstáculos mentais e emocionais, e a viver de forma mais íntegra, simples e sincera. Por isso divulgo o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.

Martha Medeiros 
Na sua coluna no Jornal Zero Hora

10 frases budistas que podem mudar sua visão da vida

O Budismo é uma das religiões mais antigas ainda praticadas no mundo e uma das que tem mais seguidores, cerca de 200 milhões...