28 de fevereiro de 2016

Fala em paz



 Justo lembrar: a voz humana está carregada de vibrações.
Esforça-te por evitar os gritos intempestivos e inoportunos.
Uma exclamação tonitroante equivale a uma pedrada mental.
Se alguém te dirige a palavra em tom muito alto, faze-lhe o obséquio de responder em tom mais baixo.
Os nervos dos outros são iguais aos teus: desequilibram-se facilmente.
Discussão sem proveito é desperdício de forças.
Não te digas sofrendo esgotamento e fadiga para poder lançar frases tempestuosas e ofensivas; aqueles que se encontram realmente cansados procuram repouso e silêncio.
Se te sentes à beira da irritação, estás doente e o doente exige remédio.
Barulho verbal apenas complica.
Pensa nisso: a tua voz é o teu retrato sonoro.

Livro: Calma. Autor: Emmanuel.
Psicografia de Chico Xavier.

26 de fevereiro de 2016

O Rio



O rio está em todo lugar ao mesmo tempo, em sua nascente e em seu delta, na cachoeira e no barco, na rapidez das corredeiras, no mar, nas montanhas. E para o rio só existe o presente, não existem as sombras do passado e do futuro.

Hermann Hesse ("Sidarta")

Que é o silêncio interior?



Sim, que é o silêncio interior? Ele nada tem a ver com mãos postas e olhos devotamente cerrados. Isso é uma simples atitude que nada significa.
O silêncio interior é criado quando, na consciência, os ecos da percepção sensorial enfraquecem. Consciência intelectual e percepção sensorial são os instrumentos monopolizados pelo eu, pois procedem exclusivamente da corporalidade.
Quando o eu renuncia a ocupar o primeiro plano, ele se retira e, graças a uma compreensão estimulada pela aspiração, passa a conceder um maior espaço à alma.

Pentagrama 2004 – 05.

Integração com a Sombra - Carl Gustav Jung

 
 
“Que eu faça um mendigo sentar-se à minha mesa, que eu perdoe aquele que me ofende e me esforce por amar, inclusive o meu inimigo, em nome de Cristo, tudo isto, naturalmente, não deixa de ser uma grande virtude. O que faço ao menor dos meus irmãos é ao próprio Cristo que faço.
Mas o que acontecerá, se descubro, porventura, que o menor, o mais miserável de todos, o mais pobre dos mendigos, o mais insolente dos meus caluniadores, o meu inimigo, reside dentro de mim, sou eu mesmo, e precisa da esmola da minha bondade, e que eu mesmo sou o inimigo que é necessário amar?”
(Carl Gustav Jung – Obras Completas, vol. XI).

25 de fevereiro de 2016

Janelas da Alma

 
 
O sentimento e a emoção normalmente se transformam em lentes que coam os acontecimentos, dando-lhes cor e conotação próprias.

De acordo com a estrutura e o momento psicológico, os fatos passam a ter a significação que nem sempre corresponde à realidade.

Quem se utiliza de óculos escuros, mesmo diante da claridade solar, passa a ver o dia com menor intensidade de luz. Variando a cor das lentes, com tonalidade correspondente desfilarão diante dos olhos as cenas.
Na área do relacionamento humano, também, as ocorrências assumem contornos de acordo com o estado de alma das pessoas envolvidas.
É urgente, portanto, a necessidade de conduzir os sentimentos, de modo a equilibrar os fatos em relação com eles.
Uma atitude sensata é um abrir de janelas na alma, a fim de bem observar os sucessos da vilegiatura humana. De acordo coma a dimensão e o tipo de abertura, será possível observar a vida e vivê-la de forma agradável, mesmo nos momentos mais difíceis.
Há quem abra janelas na alma para deixar que se externem as impressões negativas, facultando a usança de lentes escuras, que a tudo sombreiam com o toque pessimista de censura e de reclamação.
Coloca, nas tuas janelas, o amor, a bondade, a compaixão, a ternura, a fim de acompanhares o mundo e o seu séqüito de ocorrências.
O amor te facultará ampliar o círculo de afetividade, abençoando os teus amigos com a cortesia, os estímulos encorajadores e a tranqüilidade.
A bondade irrigará de esperança os corações ressequidos pelos sofrimentos e as emoções despedaçadas pela aflição que se te acerquem.
O perdão constituirá a tua força revigoradora colocada a benefício do delinqüente, do mau, do alucinado, que te busquem.
A ternura espraiará o perfume reconfortante da tua afabilidade, levantando os caídos e segurando os trôpegos, de modo a impedir-lhes a queda, quando próximos de ti.
As janelas da alma são espaços felizes para que se espraie a luz, e se realize a comunhão com o bem.
Colocando os santos óleos da afabilidade nas engrenagens da tua alma, descerrarás as janelas fechadas dos teus sentimentos, e a tua abençoada emoção se alongará, afagando todos aqueles que se aproximem de ti, proporcionando-lhes a amizade pura que se converterá em amor, rico de bondade e de perdão, a proclamarem chegada a hora de ternura entre os homens da Terra.
 
Do Livro: Momentos de Felicidade, de Divaldo Pereira Franco pelo espírito Joanna de Ângelis

22 de fevereiro de 2016

PARE DE SE COMPARAR COM OS OUTROS



  
Comparação é sinal de baixa autoestima.
Quem se compara com os outros, vive num estado de temor e inibição imposto por aqueles que lhe são superiores.
É importante entender que ser perfeito é ser autêntico, espontâneo, verdadeiro e natural. É aceitar suas limitações, não se comparando com ninguém.
O melhor que você pode dar ao mundo, à natureza, é a sua autenticidade.
Se você acha que o outro é melhor, está sempre se comparando a alguém, não se aceita, se desvaloriza, você está negando esta autenticidade.
Se aceite como você é! Coloque em sua cabeça que ninguém é perfeito e que todo mundo comete falhas. As suas não são as piores, são falhas que muitas pessoas já cometeram e outras tantas irão cometer ainda.
Entenda que errar faz parte da vida, não interprete o erro como uma falha, e sim como uma oportunidade de aprendizado, e da próxima vez tente fazer do jeito certo. Seja tolerante com você, tenha paciência. Esforçar-se é preciso, mas pare de exigir de você o que está além de seus limites.
Aceitação é aprender a se amar, se respeitar, ser bondoso e gentil com você mesmo. Ao aceitar-se, você abre espaço para transformações. Você começa a fazer as pazes com você e com sua própria mente.
Se ame! Dê prioridade às suas necessidades.
Um dos principais requisitos para adquirir uma personalidade autoconfiante é satisfazer primeiro as próprias necessidades.
Não é tarefa sua ajudar os outros para depois ajudar a si mesmo, ainda que as pessoas insistam em dizer isso. Muitas pessoas usam a ideia de servir aos outros como forma de escapar à responsabilidade de mudar a própria vida.
Você não pode mudar o mundo, mas pode mudar si mesmo.
Quando você se melhora, o mundo fica melhor. 

Página no facebook : CURANDO A MENTE
JOÃO BATISTA ARMANI (048) 9937-7659.
curando.a.mente@gmail.com

20 de fevereiro de 2016

Recomecemos




 “Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho." – Jesus. (Mateus, 9:16.)

Não conserves lembranças amargas.
Viste o sonho desfeito.
Escutaste a resposta de fel.
Suportaste a deserção dos que mais amas.
Fracassaste no empreendimento.
Colheste abandono.
Padeceste desilusão.
Entretanto, recomeçar é bênção na Lei de Deus.
A possibilidade da espiga ressurge na sementeira.
A água, feita vapor, regressa da nuvem para a riqueza da fonte.
Torna o calor da primavera, na primavera seguinte.
Inflama-se o horizonte, cada manhã, com o fulgor do Sol, reformando o valor do dia.
Janeiro a janeiro, renova-se o ano, oferecendo novo ciclo ao trabalho.
É como se tudo estivesse a dizer: “Se quiseres, podes recomeçar".
Disse, porém, o Divino Amigo que ninguém aproveita remendo novo em pano velho.
Desse modo, desfase-te do imprestável.
Desvencilha-te do inútil.
Esquece os enganos que te assaltaram.
Deita fora as aflições improfícuas. 
Recomecemos, pois, qualquer esforço com firmeza, lembrando-nos, todavia, de que tudo volta, menos a oportunidade esquecida, que será sempre uma perda real.
 
Do livro Palavras de Vida Eterna, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.

16 de fevereiro de 2016

O Girassol



Assim como um girassol escolhe sempre estar voltado para o sol, escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais luminoso e vibrante das coisas que lhe acontecem.

Nossa percepção é seletiva, nós "focalizamos" o que queremos ver e deixamos de perceber o restante.
Você já reparou como é fácil ficar de baixo astral?
Uma conta para pagar...
Não ganhar todo o dinheiro de que se precisa...
Não ter a aparência que se gostaria de ter...
Não ser valorizada no trabalho...
Não ter encontrado o sucesso, ou um grande amor ...

É por isso que frequentemente não nos sentimos bem. Depositamos nossa atenção no que nos falta, no que nos magoa...E ocupamos nossa mente com pensamentos preocupantes sobre o futuro. Enfim, deixamos a nossa mente à deriva, torturada por pensamentos negativos que nos dominam.

Na verdade a maior parte do tempo, estamos lutando com a vida, não aceitando o que ela nos traz...E quando não aceitamos aquilo que é, e nos concentramos no que deveria ser, nos frustramos, sofremos cada vez mais, ao ponto de perdemos o sentido da existência...
É justamente quando estamos frustrados e insatisfeitos, que precisamos lembrar que possuímos uma antena interna - a atenção - capaz de captar o lado bom da vida. Exatamente como na natureza, faz o girassol.

O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo que este esteja escondido atrás de uma nuvem. Ele está sempre em busca da luz, da vitalidade, da força, da beleza.

Saber captar o lado luminoso da vida significa aprendermos a valorizar tudo de bom que já recebemos e também a sermos gratos por isso...

Apreciar e agradecer o carinho, o afeto, os gestos de atenção e delicadeza oferecidos pelos amigos, filhos, pais, namorados. Apreciar o sorriso luminoso de alguém que você gosta. Apreciar um gesto de gentileza, uma palavra de estímulo do seu colega de trabalho, do seu vizinho...
Apreciar todo contato humano que lhe trouxe conforto, novo animo...Apreciar todo apoio que a vida lhe deu, de tantas formas misteriosas, quando precisou... Apreciar e agradecer porque a Vida é Amor, e sempre o protegeu, realizou seus desejos mais profundos, tomou conta de seus interesses e suas verdadeiras necessidades...

Ser aprendiz de girassol,não é fácil!
Infelizmente a maioria de nós, não foi preparada pra buscar o lado luz da vida, e vive se debatendo na obscura zona dos condicionamentos subconscientes e dos pensamentos destrutivos!

Daqui pra frente, quando perceber que está desanimado, revoltado ou deprimido, que possa se lembrar de ser girassol.
Selecione o melhor do seu mundo, valorize tudo o que de bonito e bom que existe nele!
Acredite no Poder da Luz para neutralizar qualquer situação adversa e transformar sua Vida em uma verdadeira obra-prima!
Assim, começará a reter Força, Vitalidade e Alegria dentro de você.
E como o girassol, estará de bem com a grande festa colorida que é a Vida!

(Autor Desconhecido)

fonte:
Núcleo Espírita Nosso Lar 
www.nenossolar.com.br
 


 

10 frases budistas que podem mudar sua visão da vida

O Budismo é uma das religiões mais antigas ainda praticadas no mundo e uma das que tem mais seguidores, cerca de 200 milhões...